O que há depois da sua janela? #FiqueEmCasa

June 17, 2020

 

Acerte o despertador. Separe seu uniforme. Arrume as crianças. Pegue o carro, o metrô ou vá de ônibus. Este é o algoritmo com o qual estamos acostumados. Fazemos as coisas de maneira automática e quase robótica. Raramente nos damos ao luxo da contemplação.


O nascer do Sol, a brisa das manhãs, o canto das aves, a natureza... não fazem parte do checklist do dia-a-dia.
O que você vê da sua janela? Do seu jardim? E quanto ao pássaro que só é notado se vier a sujar o para-brisas do carro? Qual era a cor das suas penas?

Vivemos imersos nessa correria. Ou melhor, vivíamos imersos até agora. Até sermos obrigados a desacelerar e repensar sobre nossas prioridades por conta desta pandemia causada pelo COVID-19.


Como sabemos, a principal recomendação das autoridades é que as pessoas fiquem em suas casas. Mas, apesar do desconforto do confinamento, isso não precisa ser um peso.
Que tal aderir a um novo hobbie chamado birdwatching?


É simples: observe as aves! Desligue-se um pouco das suas atividades e abra a janela ou vá até o jardim. É uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade.
Comece observando o pássaro em seu quintal, pousado na árvore, no fio do poste ou sobrevoando sua casa. Ouça sua vocalização, veja a cor das penas e o modo que bate as asas. Permita-se encantar.


Anote quantas espécies diferentes você avistou, mesmo que não as identifique no início. Também é válido arriscar na fotografia. E claro, compartilhe sua experiência e registros com outros passarinheiros. Você encontrará um verdadeiro santuário de aves acessando ao portal do WikiAves. Inclusive, nós do Aves de Jaguariaíva, estamos sempre a disposição para auxiliar com suas descobertas. 


Não seja exigente consigo mesmo, o mais importante é que você se divirta e relaxe.
Que sejamos como as aves, que não desanimam mesmo quando a tempestade derruba seus ninhos. Logo tudo isso vai passar e poderemos voltar a nossa rotina. Enquanto isso, vamos aprender com a natureza sobre sua especialidade, a melhor lição de todas: a resiliência. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que há depois da sua janela? #FiqueEmCasa

June 17, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 1, 2019

April 15, 2019