Olhem para o céu.....


O Gavião-tesoura chegou!!!!

O Gavião-tesoura (Elanoides forficatus) é uma ave migratória, que geralmente dirige-se até o Sul do Brasil na Primavera para se reproduzir, chama a atenção o formato de sua longa cauda negra, em "v", que lhe confere o nome popular gavião-tesoura.

Foto por : Will Menq

Tem corpo delgado, com pés e pernas muito pequenos. As fêmeas normalmente são maiores do que os machos. Chegam a medir entre 52 e 66 centímetros de comprimento. Já suas asas chegam a 1,20 centímetros de envergadura.

Entre as demais aves de rapina, essa espécie é considerada uma das mais sociáveis. Vivem em pequenos grupos de, no máximo, 30 indivíduos, e dormem em árvores altas e desfolhadas.

Existem duas populações de gavião-tesoura. Uma que se reproduz no Sul do Brasil e a outra, ameaçada de extinção, na América Central e Sul dos EUA, ambas passam o inverno na floresta Amazônica.

Em Jaguariaíva estamos acompanhando um casal destes gaviões há 5 anos e sua chegada em nosso município é incrivelmente pontual, com variação máxima de 7 dias. Sempre ocorrendo entre os dias 29 de agosto e 5 de Setembro. (Data do primeiro avistamento na área urana, e não necessariamente da chegada das aves)

Nos últimos 6 anos sempre avistamos a dupla sobrevoando a cidade, porém este ano fomos surpreendidos por estarem em 4 indivíduos.

Foto: Harisson Luiz

O melhor horário para observá-los é próximo do meio dia, onde eles estão planando graciosamente pela cidade, e às vezes dando rasantes em algumas árvores para roubar filhotes dos ninhos de outras aves. Por essa razão é comum ver outras aves perseguindo estes gaviões para afugentá-los e assim protegerem suas crias.

Quer saber mais sobre estes lindos gaviões e várias outras espécies?

acessem www.wikiaves.com.br e www.avesderapinabrasil.com

#Gaviãotesoura #Jaguariaíva #Migração #Céu

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square

© 2018 por Harisson Luiz.