Resultados do Big Day

May 15, 2019

 

 

No dia 4 de Maio ocorreu o Global Big Day, evento de obervação e contagem de espécies em todo o mundo onde foram registradas em um único dia 6.893 espécies. E Não poderíamos deixar Jaguariaíva de fora não é mesmo?

 

Para este evento reunimos pessoas que tinham interesse em observar aves e alguns observadores profissionais, ao todo contamos com 13 observadores, onde organizamos 2 grupos para observarmos os 2 biomas diferentes do nosso município,  além das pessoas que participaram em suas respectivas residências.

 

Neste evento tivemos o privilégio da participação do Tiago Machado,  biólogo Dr. em ecologia e de Anderson Warkentin, Administrador de empresas, observador de aves há 7 anos, ambos moradores de Curitiba.

 

O grupo formado por  Fernanda Santos,Carlos Ornellas, Nara Bueno, Isabela Cunha e Lucas Cunha, foram destinados ao Parque do Cerrado, já o outro grupo composto por Harisson Luiz, Tiago Machado e Anderson Warkentin, seguiram para duas fazendas no sertão, desta maneira os dois biomas encontrados no município seriam amostrados.

Outros participantes como, Dolores assuncion, Mariana Balloni, Ruan Lino e Sandro Matos, participaram em suas residências, observando as espécies que visitavam suas flores e comedouros.

 

O grupo que ficou responsável em ir ao Cerrado, se reuniu às 07:30 na praça central.

"A diversão começou antes mesmo de chegarmos ao parque, onde encontramos diversas espécies de aves pela estrada, as que mais chamaram a atenção foram o tucano-de-bico-verde e a gralha-do-campo, esta chegou a gerar até uma breve discussão entre a equipe para chegarem a conclusão de qual espécie de gralha seria." Relatou Fernanda.

 

 

 

 

                                                                                 Negrinho-do-mato (Amaurospiza moesta 

 

 

        Através do evento, conseguimos registrar 108 espécies, onde 7 delas foram registros novos para o município. Esse número representa que em um único dia vimos cerca de 40%  das aves registradas no wikiaves em Jaguariaíva e 31% do número total do potencial de espécies do município.

 

 

   Cabe ressaltar também que a época em que ocorre o Global Big Day, não é a mais favorável para a realização de listas quantitativas para o hemisfério sul, e sim para o hemisfério norte principalmente pro EUA e Canadá, onde se iniciou o evento. Agrande questão é o clima, nesta data já estamos no outono, período em que muitas aves estão migrando ou já migraram para o norte procurando locais mais quentes. O melhor período para observação de aves em nossa região é a partir de setembro até março.

 

   A visita às fazendas São Domingos e Faz. Natureza gentilmente cedidas por Maria Aparecida Pato Cunha e Edson Balloni foi um sucesso, pois além da grande diversidade de espécies que estes locais sempre demonstraram em nossos levantamentos, ainda acabamos por fazer 7 novos registros* para o município. Sendo 5 na fazenda São Domingos e 2 na Fazenda Natureza.

 

São eles Gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus), Choquinha-carijó (Drymophila malura), Trovoada-de-bertoni (Drymophila rubricollis), Chorozinho-de-asa-vermelha (Herpsilochmus rufimarginatus),Flautim (Schiffornis virescens), Coruja-listrada (Strix hylophila) , Negrinho-do-mato (Amaurospiza moesta).  

Thiago Machado, Harisson Luiz e Anderson Warkentin comemorando os resultados. Nas mãos o Resumo Público de Manejo Florestal da empresa gentilmente cedido pela empresa Valor Florestal.

 

   Uma das missões neste Global Big Day era reencontrar o Barbudinho (Phylloscartes eximius) Espécie rara e difícil de ser localizada por viver em pequenos territórios muito restritos dentro da mata preservada. até hoje encontramos apenas uma pequena população em nosso município, justamente no Big day de 2018. A espécie é muito sensível a alterações no ambiente o que a torna vulnerável à extinções locais.

     Para nossa felicidade encontramos um casal, justamente no mesmo ponto de avistamento do ano passado, mais um indicador da importância da floresta encontrada na Fazenda Natureza. (Em breve postaremos a foto)

 

Resultados do evento:

 

2 biomas amostrados (Cerrado e Mata Atlântica)

13 observadores

7 novos registros para o município

108 espécies observadas

 

 

   Agradecemos a todos os envolvidos no evento, especialmente ao Dr. Vinícios de Masi que além de colaborar para que o evento acontecesse é patrocinador do projeto aves de Jaguariaíva, e ao Carlos Ornelas que além de participar da contagem de espécies, ainda disponibilizou kits de lanches para todos os participantes através de sua empresa Adventurou's Friends.

 

 

 Também contamos com o apoio e patrocínio de empresas do nosso município:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agradecemos a todos os nossos apoiadores, patrocinadores e aqules que participaram do evento!

 

Muito Obrigado!!!

 

 

Ps: Que venha o Brasil Big Day

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que há depois da sua janela? #FiqueEmCasa

June 17, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 1, 2019

April 15, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square

© 2018 por Harisson Luiz.