Turistas em Jaguariaíva-PR


No dia 10 de Março de 2019 recebemos em nosso município o Casal Edna e Sandro de Pontal do Paraná. Eles vieram visitar Jaguariaíva através da agência Instaviagem, um site muito legal que organiza roteiros personalizados.

Dentro dos pedidos e pré-requisitos para a escolha do destino. O casal pediu atividade ao ar livre e os passeios com Aquatreking, realizado pela empresa Adventurous Friends, e observação de aves. Onde foram atendidos pela Guará Projetos Ambientais.

O passeio começou cedinho às 6:00 da manhã de um simples domingo. Havia chovido a semana toda, mas no dia da passarinhada o tempo abriu e tivemos um passeio com temperatura agradável, sombra, muitos pássaros e claro, muita animação por parte dos turistas e guia.

Ao chegarmos na trilha já fomos bem recebidos pelo belo Tico-tico-do-mato (Arremon semitorquatus) seguido pelos irrequietos Patinho (Platyrinchus mystaceus) e Pula-pula-assobiador (Myiothlypis leucoblephara).

​​

"É interessante como no dia a dia tantas espécies passam despercebidas por nós" Edna R. Modesto.

Entre um pássaro e outro, o casal aproveitava também para observas as lindas orquídeas, comuns na região. O tipo de observação despretensioso e meramente contemplativo traz justamente estes momentos de encanto não só com os animais mas também com tudo que os cerca. Um mix de aventura e sutilezas.

Depois teve os show dos Pica-paus, Pica-pau-anão-de-coleira (Picumnus teminkii) Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) e este lindo Pica-pauzinho-verde-carijó (Veniliornis spilogaster) que nem se importava muito com nosa presença!

A manhã foi tão gostosa e os observadores estavam tão focados, que de repente vimos até algo "estranho", o mistério da manhã ficou por conta de uma pequena ave vermelha que apareceu e desapareceu tão rapidamente que nem pudemos identificar quem era. Ficou na imaginação do Sandro: " Tiê-sangue? ou Príncipe?"

Pouco importa, o importante nesta manhã foi observar muito mais do que as 30 espécies, foi notar o quanto a natureza ainda é capaz de fascinar, seja com uma paisagem bonita, uma ave, ou uma simples planta que floresceu na rocha. A natureza ainda faz parte de nós, e quando nos encontramos com ela, nunca temos só uma simples manhã de domingo!

Fotos e texto por Harisson Luiz!

#Birdwatching #Contemplação #Jaguariaíva #Turismo #Observaçãodeaves #Passarinhar #Aves

Posts Em Destaque
Posts Recentes