Jaguariaíva registra 82 espécies no Global Big Day

May 11, 2018

O Global Big Day é um evento anual onde os observadores de pássaros do mundo inteiro se reúnem para observar o maior número possível de espécies, fazer listas e enviar estas listas para o laboratório de ornitologia da Cornell University (EUA). Este ano era esperado mais de 20 mil observadores em mais de 160 países. Es​tas listas são analisadas pelos cientistas da 

instituição e divulgadas para o mundo todo,  através delas ampliamos o conhecimento sobre as aves, suas rotas de migração, locais preferidos para construir seus ninhos, entre vários outros aspectos de sua ecologia. Com este conhecimento, é possível criar estratégias para garantir sua preservação e a conservação de seus habitats.

 

 Pela primeira vez Jaguariaíva-Pr teve uma lista local enviada, entrando para a lista oficial de cidades participantes.  No total foram 82 espécies registradas em nosso município, com destaque para o Tauató-pintado (Accipiter poliogaster) que é um gavião raro, o Barbudinho (Phylloscartes eximius) pequeno pássaro cujo grau de ameaça de extinção é considerável vulnerável, além de ser endêmico da Mata atlântica e o Surucuá-de-barriga-amarela (Trogon rufus) por sua beleza! 

 

O estudo das espécies durante o Big Day foi realizado na Fazenda Natureza, de propriedade do Sr. Edson Balloni que gentilmente cedeu a área e suas acomodações para a realização da contagem de espécies.

 

É importante salientar que embora o número de espécies tenha sido relativamente alto, o resultado seria ainda maior se houvesse outras pessoas fazendo a contagem em outros ambientes, Jaguariaíva possui 4 tipologias vegetacionais diferentes Floresta de Araucária, Floresta estacional semidecidual, campos naturais e Cerrado. O estudo foi realizado apenas na Mata de Araucária e em locais abertos como pastagens!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Câmara municipal de Jaguariaíva presta homenagem ao Projeto "Aves de Jaguariaíva"

September 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

October 1, 2019

April 15, 2019

April 20, 2018

Please reload

Arquivo