© 2018 por Harisson Luiz. 

PROJETOS

O LIVRO
 

O Livro "Aves de Jaguariaíva" tem como objetivo a divulgação da biodiversidade local e também o incentivo ao turismo na região. Nele constará dados das espécies registradas, fotografias, curiosidades sobre o município,Informações sobre as espécies, agradecimento aos envolvidos, entre outras questões a serem definidas.

Educação Ambiental

 

"Uma andorinha só não faz verão", assim como ninguém consegue salvar a natureza sozinho. Por isso, Educação Ambiental é fundamental para garantir que esta e as próximas gerações saibam a importância da preservação em todos os níveis.

As palestras serão ministradas sem nenhum custo para quem as solicitar*,em empresas, escolas municipais e particulares, e também em projetos sociais vinculados ou não à prefeitura municipal. Os temas variam de acordo com o público em questão e podem até ser encomendados.

* O solicitante que decidir por fazer doações ao projeto será incorporado ao quadro de colaboradores!

Lista de espécies da região.
 

Não podemos salvar aquilo que não conhecemos, por isso, a elaboração da lista municipal de espécies tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade local e apontar quais as melhores estratégias de conservação.  Além disso, este tipo de lista costuma ser consultada por turistas observadores de aves, sendo fator decisivo na escolha da próxima viagem!

Estratégias de conservação
 

As empresas ou pessoas físicas que tiverem interesse em destinar suas áreas particulares para preservação, contarão com nossa ajuda para elaborar as melhores estratégias para assegurar a preservação ou a recuperação de espécies e/ou local. Neste sentido prestamos também consultoria e aliamos nosso projeto em processos de certificação florestal e ambiental.

Observação de Aves
 

O estímulo da prática do birdwatching é um fator importante deste trabalho pois através dele adultos e crianças acabam tendo um contato maior com a natureza, este contato além de estimular a preservação ambiental, gera momentos de muita tranquilidade e alegria, sendo uma atividade maravilhosa de se praticar em família ou com amigos. Recentemente o Birdwatching foi reconhecido como atividade terapêutica.

Outro ponto importante é capacitar munícipes para o guiamento de turistas desta modalidade, levando complemento de renda para os interessados. O turismo de observação de aves é a forma de turismo que mais cresce no mundo atualmente, e tem sido visada por hotéis e pousadas que estão se especializando neste tipo de serviço. Estima-se que só nos EUA mais de 70 milhões de pessoas se dediquem de alguma forma a observação de aves. No Brasil em apenas um site especializado existe mais de 28 mil observadores cadastrados e estima-se que pelo menos 50 mil brasileiros tenha a observação de aves como hobby.

Além disso esta prática resulta em uma maior visibilidade das questões ecológicas servindo como uma maneira lucrativa de preservação.